Clínicas Tecnológicas no Itaipu Rural show contribuem para aprimorar qualidade e produtividade «Voltar

Com o intuito de levar informações relacionadas à produção de mel, vinho, erva mate e leite, o Sebrae/SC programou diversas Clínicas Tecnológicas que foram apresentadas na 21ª edição do Itaipu Rural Show. O evento ocorreu no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

A Clínica Tecnológica “Técnicas de manejo para produção eficiente de mel” expôs as potencialidades dos produtores atendidos por meio do Programa SebraeTec. Nela foram apresentadas soluções e orientações para aperfeiçoamento do processo de criação das abelhas para obtenção de um mel de qualidade, assim como os benefícios e pontos críticos da atividade.

 “O projeto com mais tempo de horas aplicadas na apicultura é em Quilombo, onde temos  resultados surpreendentes. No início tínhamos oito produtores associados, hoje, estamos com 28. Eles têm toda a estrutura para a extração de mel, inclusive com selo da inspeção federal. Estamos focando, agora, no melhoramento genético”, afirma o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Neuri Riboli.

De acordo com ele, ao concluir esse processo, é possível dizer que o projeto está sólido. “Também atuamos em outros municípios da região e atendemos cerca de 100 famílias. Estamos trabalhando com a capacitação nessas outras cidades para que alcancem resultados como temos hoje em Quilombo”, relata.

O apicultor Avelino Santin, comemora os resultados que conquistou participando do projeto. “Fui um dos fundadores da Associação de Apicultores de Quilombo. Buscamos a ajuda do Sebrae para aprender como fazer nosso trabalho melhor. Antes eu colhia cerca de 10kg por caixa, no ano passado minha média foi de 32kg por caixa”.

Para o presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (AAMQ), Julsemar Francisco Toazza, o associativismo e as parcerias com Sebrae/SC, Epagri e poder público permitiram o crescimento da atividade. “Agora precisamos melhorar a produtividade e a rentabilidade com a introdução de uma nova genética nas abelhas, que é uma tecnologia nova na apicultura”. Para isso, a apicultora Cleusa Finco Franzen produz abelhas princesas (rainha não fecundada). “Nossa meta agora é produzir rainhas fecundadas. O foco é produzir material selecionado, buscando os critérios para uma ótima produtividade de mel”.

VITIVINICULTURA

A Clínica Tecnológica de Vitivinicultura atende produtores de uva e vinho, apresentando soluções e orientações sobre o processo de cultivo e industrialização da uva, assim como elaboração de vinhos e derivados. O produtor Ivo De Cezaro herdou a atividade do pai e participa do projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC.

“Temos assessoria do Sebrae há cerca de oito anos, o que contribui muito para a melhoria da produtividade. Antes a produção era para consumo da família. Agora, produzimos em torno de seis a sete mil litros de vinho por ano. Em 2018 construímos uma nova cantina e a meta é fazer o registro dos vinhos”, conta.

O enólogo e consultor credenciado do Sebrae/SC, Fábio Ricardo Ecco, frisa que a partir do Programa SebraeTec são realizadas consultorias com orientações desde o plantio até a elaboração do vinho e comercialização. Atualmente, são atendidos cerca de 120 produtores em nove municípios.

ERVA MATE

Na Clínica Tecnológica de “Produção e cultivo de erva mate” o objetivo é apresentar soluções e orientações para escolha de sementes adequadas para produção de mudas de qualidade, preparo do solo, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e processamento, rendimento e rentabilidade, benefícios para a saúde, subprodutos e perspectiva para o futuro.

“Demonstramos alguns subprodutos que podem ser feitos com erva mate. Tradicionalmente são conhecidos o chimarrão e o tereré, mas a erva mate tem muito mais utilidade. É a única planta que tem 196 princípios ativos benéficos à saúde”, realça o consultor credenciado do Sebrae/SC, Antonio Zanovello, acrescentando que os produtores atendidos há pelo menos dois anos têm índice de acréscimo de produção que varia de 30% a 130%.

MELHORAMENTO GENÉTICO E MANEJO NUTRICIONAL

Outras duas clínicas tecnológicas fizeram parte da programação do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show: “Melhoramento genético através da biotecnologia da inseminação artificial nos bovinos leiteiros” e “Manejo nutricional com a utilização de equipamento de análise ‘in loco’ do leite”.

Na primeira a intenção foi atender produtores de leite apresentando soluções sobre técnica de coleta de material genético de bovinos leiteiros para correção das necessidades genéticas nas características de concentração de sólidos totais (proteína e gordura), índices de saúde (fertilidade, consanguinidade, vida produtiva) e formação dos animais. No manejo nutricional o objetivo foi orientar sobre utilização de indicadores da qualidade do leite para melhoria do manejo nutricional do rebanho, balanceamento de dieta, aumento da produtividade e redução de custos.

Fonte: MB Comunicação