Sescoop/SP inicia projeto de Boas Práticas do Ramo Transporte «Voltar

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, foi realizado o primeiro curso do projeto "Boas Práticas do Ramo Transporte". O objetivo foi abordar ao longo de todo o ano a questão da governança e boas práticas ligadas à contabilidade das cooperativas do setor. A capacitação aconteceu em São Carlos e recebeu 15 cooperativas.

Foram abordados assuntos referentes à implantação do novo e-Social, EFD-Reinf e DCTF Web, com o objetivo de preparar os profissionais para entender as novas obrigações trabalhista, previdenciária e fiscal.

"Nós sentimos a necessidade de tratar dessas questões e a importância da parte de gestão e governança para o setor de Transporte. Em debates no ano passado, percebemos certas deficiências em relação a nomenclaturas, sobras que estavam há muito tempo nas cooperativas, entre outros, e percebemos que era fundamental focar nestes pontos, aproveitando o Manual Contábil Tributário produzido pela OCB para o ramo", explica o diretor do ramo Transporte da Ocesp, Murilo Karapetcov.

Nesta quinta-feira, 14, acontece a segunda capacitação do projeto, que abordará a Gestão Contábil para dirigentes. O curso acontece em São Paulo e pretende contribuir para ampliar a visão geral da contabilidade de uma cooperativa, permitindo que os gestores possam compreender e gerenciar os aspectos contábeis mais essenciais do negócio.

Confira o cronograma completo da capacitação.

Fonte: Sescoop/SP