Educadores de cooperativas baianas participam de jornadas pedagógicas «Voltar

Cooperativas educacionais baianas promoveram, em janeiro, suas jornadas pedagógicas reunindo cooperados, professores e gestores para socializar vivências, debater práticas pedagógicas e aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. A jornada contou com o apoio do Sescoop/BA.

Com a condução de competentes profissionais, os educadores participaram de palestras cujos temas foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e estratégicas traçadas para o ano letivo.

Ao avaliar a atividade realizada na CETEF, a presidente da cooperativa, Elaine Silva, afirmou que “o momento é muito enriquecedor e de grande valia para todos, sobretudo para os cooperados ao conscientizá-los através de reflexões e dinâmicas sobre a importância do envolvimento naquilo que se propõe a fazer dentro da cooperativa, como também a importância da boa comunicação no ambiente escolar”.

A temática da jornada desse ano foi inovadora, como explica a Orientadora Educacional da Cooeduc, Verônica Alves Oliveira. “Estimular e valorizar no ambiente escolar os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como deixar em evidência que a filosofia do cooperativismo é indispensável para uma boa prática dessa educação visionária, e que [os professores] possam se concentrar primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de se ajudarem, na base da união e da solidariedade. Destaco a parceria com o Sescoop/BA, enviando a palestrante que veio complementar a nossa semana produtiva”, contou.

O Sescoop/BA continua trabalhando para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.

Fonte: Ascom Sescoop/BA