Brasil revela cenário da agricultura brasileira em fórum americano «Voltar

Representantes do Mapa e da Conab participam nos EUA do Agricultural Outlook Forum

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento esteve presente nos debates do 95º Fórum sobre Perspectivas da Agricultura (Agricultural Outlook Fórum), no dia 21 de fevereiro, em Arlington, na Virginia (EUA).

Com o tema Crescendo Localmente, Vendendo Globalmente, o encontro é promovido anualmente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) e abordou questões e tendências atuais que afetam a produção agrícola e os mercados globais.

O coordenador geral de Avaliação de Políticas e Informação da Secretaria de Política Agrícola (SPA), José Garcia Gasques, apresentou os resultados do Estudo da Produtividade da Agricultura Brasileira do período de 1975 a 2017. O trabalho mostra que a taxa média de crescimento da produção agropecuária foi entre 3,8% e 4% ao ano no período. A produtividade do setor tem crescido nos últimos 42 anos graças à evolução da taxa média anual de 3,43%, superior ao da agricultura americana, de 1,38% ao ano.

Gasques mostrou também que o aumento da produtividade brasileira foi decorrente do crescimento da quantidade produzida, e também da inclusão de produtos de maior valor agregado, como carnes, frutas, produtos do setor sucroalcooleiro e grãos.

O gerente de Produtos Agropecuários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou palestra sobre a Perspectiva brasileira da soja e milho: principais oportunidades e desafios.

A ideia foi apresentar dados de produção, área e produtividade de soja e milho, a importância do milho 2ª safra, as oportunidades para a produção brasileira destas duas commodities, potenciais mercados e principais gargalos, como questões logísticas do Brasil. Também apresentou a evolução do Arco Norte como rota de escoamento.

O fórum também contou com a participação do assessor da SPA/Mapa, Sávio Pereira.

Fonte: Imprensa MAPA