OCB se reúne com secretário de Defesa Agropecuária «Voltar

As ações de sensibilização do governo sobre como o cooperativismo pode fortalecer a economia nacional continuam. Nesta quinta-feira (27), o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, se reuniu com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Tollstadius Leal, em Brasília.

Além de entregar, em mãos, o documento Propostas para um Brasil mais cooperativo, que mostram o papel das cooperativas como modelo econômico sustentável, ambientalmente responsável e socialmente justo, capaz de proporcionar inclusão produtiva, geração de renda, acesso a mercados e desenvolvimento regional, Renato Nobile também apresentou algumas proposições do cooperativismo agropecuário.

A lista foi preparada por representantes das cooperativas agro, validadas por dois grupos técnicos no âmbito da OCB e engloba o seguinte:

Formalização de um acordo comercial entre o MAPA e a OCB, visando implementar ações e atividades do Plano de Defesa Agropecuário;

Colaborar com o MAPA na construção de marcos regulatórios de relevância para o desenvolvimento das cadeias produtivas;

Compor um grupo de trabalho conjunto com objetivo de discutir e interpretar as principais legislações nacionais e internacionais;

Realizar harmonização de normas e procedimentos através de workshops conjuntos entre o MAPA e a OCB, com o objetivo de facilitar a apresentação de soluções para os principais gargalos vivenciados pelas cadeias produtivas.

 

PROGRAMA DE AUTOCONTROLE

O superintendente da OCB aproveitou a oportunidade e agradeceu a inclusão da casa no Comitê Técnico de Programas de Autocontroles, criado pelo MAPA e instituído pela portaria nº 24, editada neste mês. O cooperativista reforçou o interesse em colaborar tecnicamente para promover a articulação de órgãos e entidades públicas e privadas para a implementação de programas de autocontrole nos estabelecimentos regulados pela legislação da defesa agropecuária do país.

 

CONFIANÇA

O secretário José Guilherme, agradeceu a visita, ouviu e debateu cada proposição da OCB, reforçando sempre a confiança nas ações técnicas e políticas da Instituição. Além das proposições, o secretário conversou também sobre temas relacionados as cadeias produtivas do leite, de aves e suínos e da soja.

Ao final da reunião, o secretário manifestou um grande interesse em construir, junto com a OCB, uma agenda de reuniões regionais com as cooperativas, objetivando conhecer os gargalos vivenciados pelo setor e, assim, buscar harmonizar os trabalhos entre a iniciativa privada e a Inspeção Federal.

Fonte: Sistema OCB