Pará realiza 1ª Feira Estadual do Cooperativismo «Voltar

O cooperativismo, modelo econômico que une quase 100 mil paraenses em prol de um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, mostrará toda a sua força durante a primeira edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop). O evento, promovido pelo Sistema OCB/PA, está marcado para ocorrer entre os dias 24 a 26 de abril, na Estação das Docas, em Belém.

O tema da feira é Tendências de Empreendedorismo Coletivo e a ideia é divulgar produtos e serviços das cooperativas paraenses e, ainda, as vantagens de se fazer parte desse modelo de negócios. Além de estantes, os visitantes da feira poderão conferir, também, exposições, palestras, oficinas, rodadas de negócios e apresentações culturais. Segundo o Sistema OCB/PA, representantes de cooperativas de todas as regiões do Pará já confirmaram sua presença.

 

ECONOMIA

“O cooperativismo já contribui com o desenvolvimento socioeconômico do Pará há aproximadamente 90 anos. Pela primeira vez em sua história, o setor realizará um evento em grandes proporções para se apresentar oficialmente a toda sociedade paraense. Será uma oportunidade especial para conhecer de perto todo o potencial das cooperativas e como elas podem continuar promovendo o crescimento não só do Pará, mas do Brasil”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Atualmente, as mais de 200 cooperativas do estado do Pará reúnem cerca de 88 mil pessoas e geram quase cinco mil empregos diretos. Em 2018, o número de profissionais autônomos que decidiram apostar no cooperativismo cresceu 25%.

 

VANTAGENS

O cooperativismo apresenta inúmeras vantagens obtidas por meio da coletivização e união em prol de interesses econômicos comuns, tais como o posicionamento mais competitivo dentro do mercado, ampliação de escala produtiva, divisão de despesas, aumento do poder de barganha, uso comum de sistemas e infraestrutura, acesso a mercados maiores e ganhos proporcionais. A Feira de Negócios cumprirá a missão de apresentar todas essas vantagens, orientar os pretensos ingressos a cooperativas e, em especial, promover um ambiente favorável de negócios para as singulares expositoras.

Fonte: Sistema OCB