Apresentações culturais marcam lançamento do Programa Cooperjovem no Paraná «Voltar

Quatro cidades receberam a companhia de teatro e circo “Espaço Sou Arte”; Instituto Sicoob desenvolve programa desde 2013 e tem como público-alvo professores do ensino fundamental

As cidades de Icaraíma, Cidade Gaúcha, Mariluz e Quedas do Iguaçu, no Paraná, foram presenteadas com apresentações culturais gratuitas da companhia de teatro e circo “Espaço Sou Arte”. As atrações fizeram parte do lançamento das atividades do Cooperjovem e foram promovidas pelo Instituto Sicoob, juntamente com as cooperativas Sicoob Arenito e Credicapital, responsáveis pela aplicação da metodologia nas cidades.

O programa, que tem como objetivo disseminar a cultura da cooperação baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educativas, tem como público-alvo professores do ensino fundamental da rede pública e privada de educação das cidades.

Em Quedas do Iguaçu o evento contou com a participação de 365 pessoas e foi destinado a professores e familiares que acompanharam uma peça que abordava a importância de cooperar. “As apresentações abordaram a importância de cooperar e mesclaram entretenimento, superação, surpresa, cooperação e a importância de estarmos juntos. A realização deste espetáculo faz toda a diferença, pois motiva, e cria expectativa e entusiasmo naqueles que vão trabalhar com o Cooperjovem durante o ano”, declara a especialista em Responsabilidade Social do Sicoob Credicapital e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Vanessa Mota.

Já nas cidades de Mariluz, Icaraíma e Cidade Gaúcha as atrações culturais reuniram um total de 2720 pessoas. “Os espetáculos agregaram cultura e alegria para a comunidade, pois mostra o comprometimento do Sicoob e do munício com o cuidado com a educação, além de possibilitar que a comunidade conheça o cooperativismo e a própria cooperativa”, declara Valéria Orlando, analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Arenito e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob.

 

Cooperjovem

O Cooperjovem é um programa criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. Possui resolução nacional e está disponível para todas as cooperativas vinculadas à organização.

O Instituto Sicoob desenvolve este programa desde 2013, tendo como público-alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, capacitando-os para que, de forma interdisciplinar e transdisciplinar, consigam aprimorar a prática educativa junto aos alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.

Desta forma, o programa reforça o 5º e o 7º princípios do Cooperativismo adotados em todo o mundo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e o Interesse pela Comunidade.

Fonta: Imprensa Sicoob