Alunos participam de formação para criação de Cooperativa Mirim em Toledo (PR) «Voltar

Estudantes da Escola Municipal André Zenere receberam capacitação do Instituto Sicoob por intermédio da Central Sicoob Unicoob; esta será a primeira Cooperativa Mirim na área urbana da cidade

No mês de março, alunos da Escola Municipal André Zenere, em Toledo (PR), participaram de mais uma etapa da capacitação que busca implantar a primeira Cooperativa Mirim na área urbana da cidade. Por intermédio da Central Sicoob Unicoob, os estudantes receberam visita de uma equipe do Instituto Sicoob que compartilhou os conhecimentos e informações necessárias para o processo de criação e implantação da metodologia na escola.

Durante a formação foram abordados temas como história, princípios e valores do cooperativismo, funcionamento de uma cooperativa, ética, importância das escolhas pautadas na democracia e no coletivo, entre outros.

De acordo com o especialista em Responsabilidade Social do Sicoob Meridional (singular madrinha da Cooperativa Mirim que está em desenvolvimento) e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Instituto Sicoob, Airton Bagli, a Cooperativa Mirim tem, entre os objetivos, aliar educação aos valores do cooperativismo e proporcionar para as crianças a oportunidade de participarem de um processo de criação de uma cooperativa desde o início, o que envolve criação de Estatuto Social, ATAs, nome e logo. “O programa tem um caráter pedagógico, ou seja, o ensino está agrupado nas Cooperativas Mirins e as crianças sempre vão trabalhar com todos os princípios e valores aliados ao empreendedorismo, cidadania, inclusão social, capacitações de educação financeira e ambiental. Toda cooperativa está enraizada nos princípios e valores, em que se tem o lado econômico, mas também o social. Essas crianças vão viver uma rotina de cooperativa, desde a criação, até o andamento e desenvolvimento.”

Há cerca de quatro anos a primeira Cooperativa Mirim foi implantada em uma escola rural da cidade de Toledo. De lá para cá foram mais três implantações, mas neste ano, porém, a ideia é que a área urbana também passe a contar com o programa, começando pela Escola André Zenere.

Os alunos se reúnem às terças e quintas-feiras, nos contraturnos escolares, para participarem dos encontros e atividades que tem foco na implantação da Cooperativa Mirim. O planejamento é que, até o fim do ano, a inauguração seja realizada pelos próprios alunos.

Fonte: Imprensa Sicoob