Sicoob Mineiros completa 30 anos «Voltar

Cooperativa reuniu mais de 1.200 pessoas em evento festivo

No dia 13 de abril, o Sicoob Mineiros comemorou seus 30 anos de atividade no Sudoeste goiano ao lado de 1.200 convidados, entre eles cooperados, colaboradores, diretores e seus familiares. A cooperativa é hoje a 9º maior do estado, com ativos excedentes aos R$326 milhões.

Quando o Sicoob Mineiros foi criado, não se tinha como objetivo final gerar resultados financeiros, mas sim ajudar o produtor rural, conforme explicou o presidente Augusto de Oliveira Carvalho. “Naquele tempo era muito difícil conseguir crédito. O início da cooperativa foi muito difícil porque as pessoas confundiam a cooperativa de crédito com a cooperativa de produção, ou não acreditavam na cooperativa de crédito. Mas percebi que, trazendo os produtores de grãos, tínhamos uma grande oportunidade de crescimento”, comentou.

Ao ser questionado sobre o atual momento da cooperativa, o presidente afirmou que não imaginava chegar a tal patamar. “Foi um trabalho de tijolinho em tijolinho, no dia a dia, de muita conversa, de buscar as pessoas que foram acreditando”, esclareceu Augusto.

José Matias Michels, um dos primeiros cooperados e conselheiro do Sicoob Mineiros, comentou que são as pessoas que fazem a diferença. “O diferencial da cooperativa é que você tem um contato mais direto com quem está no comando. O que você está investindo lá, um dia vai retornar para você, você é dono do negócio”, finalizou.

O diretor operacional, Antônio César Moura Moreira, que trabalha na cooperativa há 3 anos, também comentou que foi uma grata surpresa conhecer o cooperativismo. “O modelo [cooperativista] é extremamente interessante, todas as pessoas envolvidas crescem juntas. Gerido com responsabilidade, é muito difícil dar errado. E o cooperativismo tem sua particularidade, tem seus valores, diferentemente dos bancos tradicionais.”

Cooperado

Muito presentes no cotidiano da cooperativa, os associados são definidos como a principal vitória do Sicoob Mineiros ao longo dos 30 anos de trabalho.

De acordo com o diretor administrativo do Sicoob Mineiros, Clarimundo Brandão Resende, o maior destaque do Sicoob Mineiros é o associado e sua participação. “Ele acreditou nessa administração, no conselho que foi eleito e, também, nos apoiou ao centralizar seus negócios na cooperativa”.

“Nossa maior conquista foi as pessoas acreditarem na cooperativa. Muitas pessoas têm confiança no nosso trabalho, na transparência, nas nossas taxas de juros e acreditaram que poderíamos fazer uma cooperativa forte, competindo com grandes instituições”, definiu Augusto, presidente do Sicoob Mineiros.

Crescimento

Há alguns anos a cooperativa foi reestruturada, prezando por um corpo técnico de excelência, o que contribui para seu desenvolvimento. “Esse é um processo gradativo, de longo prazo, mas muito sustentável. Tanto que, durante a última AGO, tivemos a honra de apresentar importantes resultados”, exemplificou Antônio César.

Outro momento considerado de grande importância para o progresso da instituição foi sua abertura para livre admissão, a ocasião oportunizou a entrada de cooperados de outros ramos. Além disso, o Sicoob Mineiros é modelo em eficiência, resultado bastante evidenciado e comemorado pelos seus gestores.

Sobre os próximos desafios da cooperativa, o diretor administrativo do Sicoob Mineiros acrescentou: “Após alcançar o que já alcançamos, nós temos uma perspectiva muito boa de futuro, tanto que estamos fixando metas de crescimento arrojadas, porque acreditamos que com o apoio do associado nós conseguiremos”.

Já Antônio César destacou a estabilidade no crescimento da instituição que tem tido rentabilidade de Patrimônio Líquido entre 18% e 20% durante 5 anos consecutivos. “O novo desafio agora é a reestruturação do modelo de mercado, automação bancária, capacitação do pessoal, redução de custo e produtos com a qualidade e segurança necessárias ao cooperado”, finalizou.

Fonte: Sicoob Uni