Crise é oportunidade para que todos se beneficiem das cooperativas de crédito «Voltar

Em meio à pandemia do Covid-19 e consequentes turbulências financeiras, as
cooperativas se destacam como importante instrumento de organização inclusiva - um
modelo sustentável e humanizado - de gerir recursos financeiros.
E diante desse cenário econômico,algumas cooperativas têm criado conjunto de ações
na tentativa de minimizar os impactos sociais e econômicos da pandemia na vida dos
cooperados.
Taís Di Giorno, Presidente Executiva do Sicoob Cecres, conta as estratégias que sua
cooperativa adotou emergencialmente. “O Sicoob Cecres – cooperativa que presido
no âmbito executivo – lançou pacote de medidas de “boas práticas” nas redes sociais,
como dar preferência a pequenos comerciantes locais, que certamente são mais
suscetíveis a quebrar do que grandes marcas”.
Além disso, de acordo com a Taís, também foram criadas medidas para auxiliar
associados em fluxos financeiros, como linhas de crédito vigentes já contratadas com
repactuação para retorno do pagamento das parcelas em até 90 dias; carência de 90
dias para novos contratos com taxas abaixo do mercado; aumento de limites de cheque
especial e cartões de crédito, com taxas sociais e maior parcelamento; e intensificação
de programas on-line de educação.
Sobre as pequenas empresas, Taís defende a MP 944, em que as cooperativas, com
lastro do BNDES, disponibilizarão de crédito direcionado a pagamento da folha salarial
de empregados. “Sem dúvida, o pacote de medidas do governo, incluindo a MP 944,
vem ao encontro dos princípios do sistema cooperativista financeiro. Nesse cenário de
crise, as empresas precisarão repensar seus orçamentos, então é sim uma oportunidade
para que as pessoas conheçam as cooperativas de crédito e as vantagens em operar
com esse segmento, pautado na economia colaborativa”.
Questionada sobre a oportunidade das cooperativas se tornarem mais conhecidas
por todos, a Presidente Executiva do Sicoob Cecres é categórica em colocar o
cooperativismo como alternativa para o consumidor que busca soluções justas e
humanas para si ou para os negócios. “O segmento cooperativista não está medindo
esforços para ajudar seus associados em todas as frentes. Esse sempre foi nosso papel
e, agora, o fazemos de forma ainda mais intensificada. Juntos superaremos a crise e
sairemos dela com uma economia muito mais humanizada”.
“Toda crise traz oportunidades; sabemos que não apenas o sistema cooperativista
financeiro, mas todas as empresas estão tendo oportunidadesde se reinventar e até de
reposicionar suas marcas e mais; os consumidores, seja de produtos ou serviços terão a
oportunidade de conhecer as marcas que trabalham com propósito, com solidariedade,
com empatia e decidir de qual empresa consumir, pensando na cadeia como um
todo. Certamente sob esse novo olhar pós crise mais massificado do consumidor,
as cooperativas de crédito terão maior visibilidade, o que pode desaguar na maior
capilaridade, seja através de agências físicas ou digitais”, completa a Presidente.

Fonte: Sicoob Cecres

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