Sistema Ocemg promove webinar especial de lançamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro «Voltar

Na próxima segunda-feira, 8 de junhoSistema Ocemg realiza uma edição especial do projeto OnCoop para o lançamento da 15ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. O webinar tem transmissão ao vivo, às 14h30, pelo YouTube, pelo endereço minasgerais.coop.br/webinar. O vídeo ficará disponível no canal do YouTube do Sistema Ocemg, assim como outros conteúdos informativos já disponibilizados.

O encontro contará com abertura do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e com a participação da economista Rita Mundin e da professora da Fundação Dom Cabral, Kedma Mano Nascimento. Estarão em debate a análise dos dados socioeconômicos das cooperativas mineiras e o papel da liderança para alavancar os resultados do cooperativismo.

“Este ano teremos a novidade do lançamento em meio virtual, para respeitarmos as solicitações de evitar aglomeração. Mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para que ainda mais pessoas, tanto do cooperativismo como de outros segmentos, acompanhem o webinar e fiquem por dentro dos números atualizados do setor em Minas”, destaca Ronaldo Scucato.

O Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro é uma publicação anual do Sistema Ocemg, que faz uma verdadeira radiografia do setor no Estado. A publicação traz dados como movimentação econômica do segmento, número de cooperativas, quantidade de empregos gerados, participação do setor no Produto Interno Bruto de Minas, entre outros. Além disso, o anuário apresenta o ranking com as principais cooperativas mineiras por ramo, exportações, quadro social e funcional do segmento, contribuições do cooperativismo para a sociedade, investimentos, entre diversos outros números.

Considerado a principal fonte de pesquisa do segmento em Minas Gerais, o documento contém, ainda, o ranking das cinquenta maiores cooperativas mineiras e serve como instrumento de consulta, já que registra os acontecimentos do segmento cooperativista no decorrer de 12 meses. O conteúdo completo do anuário pode ser visto no site https://sistemaocemg.coop.br/.

O levantamento também estará disponível pelo aplicativo “Cooperativismo em Minas”, disponível para download no Google Play e na Apple Store.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Fonte: Sistema Ocemg

Fotos

image01