Projeto Acredite no Cooperativismo: cinco anos de comunicação e integração «Voltar

Se toda organização humana requer a sinergia da comunicação para existir e viabilizar-se, para atingir seus objetivos e crescer, imagine uma empresa de natureza cooperativista, onde a comunicação é um princípio essencial. Inspirada nesse conceito, a Cooperativa Central Aurora Alimentos criou em 2015 o Acredite no Cooperativismo, um projeto de comunicação institucional para interagir com seus diversos públicos internos e externos.

Coordenado pelo departamento de Comunicação Social da Aurora Alimentos,  o projeto recebeu o 2º lugar no Prêmio SomosCoop, em 2016, na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo. Foi um reconhecimento nacional promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Depois de cinco anos de exitosa implementação, o projeto avançou mais um estágio em 2020: sua marca foi renovada, um conceito mais contemporâneo reforçou a ideia de cooperação e incorporou-se um novo canal de comunicação, o Instagram.

“A comunicação é a nossa energia dinamizadora”, assinala o vice-presidente Neivor Canton, observando que o cooperativismo é um movimento que se fortalece em todos os continentes, promove o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo e contribui para o bem-estar social dos indivíduos e das comunidades.

Comunicação e cooperação são valores que a Cooperativa Central Aurora Alimentos exercita diariamente nas relações internas e externas. A Aurora  é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 11 cooperativas agropecuárias, sustenta 32 mil empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 25 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Presente em todas as regiões do país, a Aurora mantém 16 unidades industriais de suínos, aves e leite, oito fábricas de rações e unidades armazenadoras, oito unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de genes), 25 unidades de vendas, além de quatro centros de distribuição, uma unidade corporativa comercial e a sede central (matriz).

            “Só mesmo uma comunicação eficiente para integrar e proporcionar qualidade de vida no campo e na cidade onde está presente esse vasto universo de trabalho e produção”, enfatiza o vice-presidente.

O objetivo do Acredite no Cooperativismo é difundir o espírito da cooperação em todos os públicos de relacionamento da Aurora Alimentos (empregados, clientes, fornecedores, consumidores, cooperados e comunidades de todo Brasil), demonstrando que cada pessoa tem sua parcela de responsabilidade para construir uma sociedade mais justa e sustentável.

“O espírito cooperativista está na essência de cada um, basta acreditar que atitudes simples têm um poder transformador”, conclui Canton.

Fonte: Cooperativa Central Aurora Alimentos

Fotos

image01
image01