Painel sobre a atuação das cooperativas agropecuárias marca a AgroBrasília Digital «Voltar

Seguindo o cronograma de eventos da AgroBrasília Digital, ocorreu nesta quarta-feira, 8 de julho, a live “Desafios do cooperativismo agropecuário no atual cenário econômico”, que abordou a atuação desse segmento cooperativo. O painel foi conduzido pelo presidente do Sistema OCDF/Sescoop-DF, Remy Gorga Neto.

O presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, pontuou o trabalho ininterrupto das cooperativas agropecuárias durante a situação de pandemia que o País enfrenta. Ressaltou, ainda, a importância das cooperativas do setor, que respondem por cerca de 50% de tudo o que o agro do País produz.

No cenário econômico, Remy Neto exaltou o crescimento do PIB do agronegócio brasileiro no primeiro trimestre do ano, em comparação com a retração dos outros setores econômicos nacionais.

O superintendente da Superintendência Federal da Agricultura (SFA), William Soares Barbosa, ressaltou a atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conjunto com as cooperativas agropecuárias e os projetos de apoio do ministério ao setor.

Futuro do cooperativismo

Os participantes do painel levantaram os caminhos para o futuro do setor. Pontuaram, por exemplo, a necessidade da adequação das leis para facilitar a manutenção das cooperativas e incentivar a criação de novas.

A importância da comunicação foi exaltada pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO, Luís Alberto Pereira. Ele apontou a necessidade de reforço da comunicação com a sociedade e de maior divulgação da atuação do cooperativismo, a fim de aumentar a confiança das pessoas no segmento.

No fim, as lideranças reforçaram que o cooperativismo somará esforços para atuar de forma melhor, com intercooperação para ampliar os horizontes, e com novas tecnologias para inovar e atender à sociedade com eficiência.

Fonte: AgroBrasília

Fotos

image01