Ipea, MAPA e Esalq trazem dados animadores para o setor agrícola brasileiro em 2020 «Voltar

Em evento virtual entre entidades representantes do Agro, o Cepea/Esalq-USP, juntamente com o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentaram informações relevantes para o produtor rural neste ano de 2020.

A Ministra Tereza Cristina informou que durante a temporada 2019/20 mais de 1 milhão de apólices de seguro rural já foram contratadas. O número é um recorde e representa R$ 1 bilhão em recursos do Governo Federal. Para a próxima temporada, 2020/21, o governo pretende ampliar o benefício em 300 milhões de reais, totalizando R$ 1,3 bi. O seguro tem sido fundamental para manter setores como o do algodão durante a pandemia. Com a acentuada queda no consumo global, os embarques para o exterior foram postergados, o que prejudicou o fluxo de caixa de cotonicultores. 

Outra boa notícia veio do Ipea, que está projetando um crescimento de 3,2% para o PIB agropecuário em 2021. O desempenho deve ser sustentado principalmente pela lavoura, cujas estimativas subiram de 3% para 3,6% em 2020. Contudo, a pecuária deve recuar 2,8%, sobretudo devido à queda de 6,3% prevista para a produção de carne bovina. O instituto frisou que o setor agropecuário foi o único a ter indicadores positivos em 2020, uma vez que o consumo de alimentos cresceu durante a pandemia, enquanto setores como o da indústria e o de serviços recuaram. De acordo com o Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, a produção de alimentos responde por 25% da economia brasileira.

 

Por fim, o pesquisador do Cepea, Mauro Osaki, mostrou que os preços do cloreto de potássio (KCl), um dos principais fertilizantes de soja e milho utilizados no país, acumularam uma queda de mais de 10% durante a pandemia, mesmo com o dólar tendo disparado. Isso reduziu os custos de produção destes principais ativos de exportação brasileira.

Fonte: Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás 

Fotos

image01