FAEG e OCB/GO firmam parceria para a inovação no agronegócio goiano «Voltar

 sexta-feira (04/09) entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e o Sistema OCB/GO. Para isso, serão usadas as estruturas e os profissionais do Inovacoop Goiás (OCB) e Campo Lab (Faeg), com atuação em todo o Estado, para desenvolvimento dos projetos e execução de programas e ações relacionadas à área da inovação.

O vice-presidente Administrativo da Faeg, Armando Rollemberg, diz que os sindicatos rurais e as cooperativas terão muito a ganhar. “É a união de forças para viabilizar a inovação no ecossistema goiano. A pandemia da Covid-19 acelerou muito a demanda por novas tecnologias e pela capacitação profissional. Temos de dar todo apoio para o pequeno e médio produtor goiano”, afirma.

Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, destacou que a parceria trará uma ampliação e maior alcance das tecnologias disponíveis diante da união das duas entidades. “Pretendemos fazer a integração dos hubs de inovação do Senar e do Sescoop para oferecermos as melhores soluções aos nossos públicos”. 

 Pedro Henrique Camilo, diretor de Tecnologia do Senar Goiás, afirma que a parceria com o Sistema OCB/GO terá como um dos focos apoiar o desenvolvimento de startups do agronegócio. “O fortalecimento do sistema local vai beneficiar diretamente o produtor. Através do Hub de Inovação, que será criado entre as duas entidades, vamos acelerar ainda mais o desenvolvimento deste ecossistema”, diz. 

A parceria começará entre o Sistema OCB/GO e Faeg, mas tem potencial de expandir para todo o Sistema S (Sescoop e Senar). "Também vai gerar várias outras parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação ao cooperativismo goiano”, afirma o superintendente do Sescoop/GO, Jubrair Caiado Júnior. 

Entre os principais benefícios está o aumento da produtividade e maior profissionalização da gestão das cooperativas e cooperados. “Isto refletirá em aumento de faturamento e no fortalecimento do agronegócio goiano”, frisa o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

“As duas entidades têm uma grande preocupação e meta de estimular a inovação. Vamos somar esforços para atender produtores rurais e cooperados. Há muita sinergia para desenvolver projetos próprios e buscar os melhores projetos do Sistema S (pelo Sescoop e Senar), em que podemos aumentar a abrangência, com menor custo”. 

FONTE: FAEG

Fotos

image01