Região do Tororó ganha feira com orgânicos, artesanato e iguarias às sextas-feiras «Voltar

 

A Associação dos Proprietários Rurais do Barreiros (APRB) inaugurou, nesta sexta-feira (4), a Feira de Multiprodutos do Barreiros, localizada na DF-140 (região administrativa do Jardim Botânico). Cerca de 15 expositores comercializaram hortaliças orgânicas, frutas, mel, licores, artesanato, plantas ornamentais e carnes defumadas. A iniciativa, que conta com o apoio da Emater-DF, deve ocorrer todas as sextas-feiras, de 16h às 21h e se torna em mais uma alternativa para o consumidor brasiliense interessado em alimentos de qualidade diretamente do produtor.

 

O presidente da APRB, Washington Melo, conta que, em 2018, os associados procuraram a Emater-DF. “Buscamos apoio para reativar a associação, incentivar os produtores locais e achar uma maneira de escoar a produção”, relembra. A vizinhança, formada por condomínios de classe média, ainda tem poucas opções de compra, e a oferta de alimentos saudáveis e de qualidade é uma aposta certeira. “Queremos fazer da região um polo verde”, vislumbra Washington, que trabalha com plantação de café.

 

A feira, localizada numa região de condomínios horizontais, não reúne apenas produtores da área. Thaysa Ferreira da Silva, que planta hortaliças orgânicas no assentamento Nova Camapuã, na zona rural de São Sebastião, montou seu estante no local. “Estamos muito satisfeitos com mais esse canal de comercialização, especialmente depois que recebemos nossa certificação. O cliente pode ter certeza que estará comprando um alimento de qualidade”, comemora.

 

 

Para a administradora da feira, Elaine Borba, uma das vantagens do local é que os estandes são dispostos ao ar livre. “Estamos obedecendo a todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias”, atesta. Elaine acrescenta que, por estar na beira da rodovia e oferecer estacionamento, o espaço tem potencial para atrair os consumidores. “É ideal para quem está voltando para casa e deseja adquirir produtos diferenciados”, aponta.

 

O gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião, Ivan Marques, observa que a demanda da população por alimentos limpos, seguros, de preferência orgânicos, tem crescido nos últimos anos. “Nesse sentido, orientamos o pessoal do Barreiros a focar nesse aspecto”, explica o extensionista, lembrando que um dos papeis da extensão rural é abrir as possibilidades de comercialização. “Quando a venda é direto do produtor para o cliente, todos ganham”, conclui.

 


Serviço
Feira de Multiprodutos do Barreiros

Toda sexta-feira, de 16h às 21h
DF-140, km 11, núcleo rural Barreiros

FONTE: EMATER