Coops de crédito vão operar os recursos do FNE «Voltar

Um dia histórico para as cooperativas de créditos. Nesta segunda-feira, o Banco do Nordeste (BNB), o Sicoob e o Sicredi, assinaram um convênio que assegura o repasse dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Um evento transmitido ao vivo, pelo canal do BNB, no Youtube, marcou a solenidade que contou com os presidentes Romildo Rolim (BNB), Márcio Lopes de Freitas (OCB), Marco Aurélio Almada (Sicoob), João Tavares (Sicredi) e representantes da diretoria do Banco.

A parceria, realizada como desdobramento do Acordo de Cooperação entre BNB e OCB, prevê aporte de R$ 200 milhões, sendo R$ 100 milhões para cada banco cooperativo, que beneficiarão mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares, e suas cooperativas de produção e micro empreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (pessoas físicas e jurídicas) e suas associações.

A ação do BNB com as cooperativas de crédito visa, ainda, promover maior descentralização do crédito e compatibilização entre os programas do FNE e os planos estaduais e federais para o desenvolvimento na área de atuação do Banco, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do estado Espírito Santo.

O acordo entre Banco do Nordeste e os sistemas cooperativos priorizará territórios do Agronordeste, plano do Governo Federal criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da Região, e do qual o BNB é parceiro.

Os territórios do Agronordeste estão localizados no Maranhão (Médio Mearim), Piauí (Alto Médio Canindé), Ceará (Sertões de Crateús e dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe), Rio Grande do Norte (Vale do Açu), Paraíba (Cariri Paraibano), Pernambuco (Moxotó e Araripina), Alagoas (Batalha), Sergipe (Sergipana do São Francisco), Bahia (Irecê, Feira de Santana e Jacobina) e Minas Gerais (Januária e Salinas) e Espírito Santo (Meio Norte Capixaba).

 

MATURIDADE: “O cooperativismo de crédito tem maturidade para encarar essa parceria com a certeza de que ela resultará em muitos frutos para o país. Tenho segurança em afirmar que as cooperativas serão excelentes canais de fomento para esses recursos, o que trará grandes resultados para todos.” Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

 

MISSÃO - “É muito importante celebrar essa parceria com esses dois sistemas de cooperativas de crédito cumprir a nossa missão que é a de desenvolver a região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.” Presidente do BNB, Romildo Rolim.

 

SOLUÇÕES - “Essa parceria vai contribuir com as nossas premissas de gerar prosperidade e avanço nas regiões que precisam de um olhar diferenciado. A celebração desse convênio representa um caminho de soluções coletivas.” Presidente do Sicredi, João Tavares.

 

SINERGIA – “O que pretendemos é ter uma sinergia com o Banco, pois queremos construir, juntos, o desenvolvimento do Nordeste. Queremos fazer muito por essa região”. Presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada

Fonte: Sistema OCB

Fotos

image01