Credicitrus debate papel do cooperativismo «Voltar

Os números do cooperativismo e o papel do Sistema OCB foram apresentados pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no primeiro webinário de uma série realizada pela Credicitrus. O evento contou com a participação dos CEOs Walmir Fernandes Segatto (Sicoob Credicitrus), Fernando Degobbi (Coopercitrus) e Neivor Canton (Cooperativa Central Aurora).

O webinário, transmitido ao vivo pelo canal da Credicitrus (clique aqui para assistir), teve por objetivo debater as oportunidades para as cooperativas em 2021 e o papel do cooperativismo na economia brasileira.

Segundo o líder cooperativista, Márcio Freitas, o cooperativismo é um movimento que vem dando certo e que, muito mais do que acompanhar as tendências da evolução humana, deve liderar todos os processos de transformação. “Há uma mudança estrutural ocorrendo com as novas gerações, repercutindo no cooperativismo, que reúne tudo aquilo que os jovens já demandam. As cooperativas são exemplos de gestão democrática, de liderança descentralizada, de transparência e, ainda, são preocupadas com as pessoas, com a preservação dos recursos naturais e suas operações são baseadas em princípios e valores universais”, enfatiza o presidente do Sistema OCB.

 

NÚMEROS

Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, os números do setor, atualmente, são:

  • 5.314 cooperativas;
  • 15,5 milhões (62% são homens e, 38%, mulheres);
  • 427.576 empregos diretos.
     

Com relação ao Ramo Crédito, os números são os seguintes:

  • 827 coops;
  • 10,7 milhões de cooperados;
  • 71,7 mil empregos.

 

Fonte: Sistema OCB