Ocemg investe em novo ciclo da Mentoria Gestão do Amanhã «Voltar

O Sistema Ocemg retomou, em janeiro, a Mentoria Gestão do Amanhã, projeto inovador iniciado em novembro de 2020 junto às cooperativas mineiras destaques no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) ao longo dos anos. Com o êxito da primeira turma, a organização estendeu, em 2021, a mentoria para 12 cooperativas com o objetivo de ampliar a proposta para outros dirigentes, conselheiros e funcionários que, por sua vez, vão poder compartilhar o aprendizado com os demais colaboradores.

Em janeiro, foram quatro encontros, envolvendo Sicoob Credicom, Minasul, CCPR-MG e Unimed Poços de Caldas. Na sequência, outras oito cooperativas mineiras, de diferentes ramos, terão a oportunidade de participar da Gestão do Amanhã.

O projeto, exclusivo no ambiente cooperativo, é ministrado pelos consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, referências no ambiente da gestão, sendo o primeiro cofundador do meuSucesso.com, uma das principais plataformas de empreendedorismo do Brasil, impactando milhões de empreendedores mensalmente, considerado um dos maiores experts em gestão estratégica e vendas do país, e o segundo cofundador da HSM, empresa líder em educação executiva, tendo convivido e trabalhado por mais de duas décadas com os principais pensadores da gestão como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler, além de líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani.

O intuito das mentorias é incentivar a expansão dos negócios de forma sustentável e duradoura, entendendo a dinâmica do ambiente empresarial nos dias atuais, caracterizado por rápidas transformações e rupturas. Os encontros são marcados por reflexões práticas, estudos de casos e discussão sobre soluções relacionadas à gestão cotidiana dos negócios, fomentando a inovação e novos modelos estratégicos de atuação. “Nosso principal objetivo é partilhar nossas perspectivas sobre os impactos para as cooperativas acerca de todas as transformações pelas quais passa o mercado empresarial”, explica Magaldi.

Para tal, são abordados temas como as barreiras entre o conservadorismo e a manutenção da essência do cooperativismo, com foco nos resultados, fazendo uma avaliação profunda de cada cooperativa. Educação cooperativista e intercooperação são parte das estratégias levantadas, tendo em vista o movimento cooperativista.

A gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Vitória Drumond, ressalta que a Gestão do Amanhã “proporciona às cooperativas fazerem uma reflexão profunda sobre seus modelos de gestão e incrementarem uma pitada de inovação para que possam ter sucesso na sua estratégia, alcançando melhores resultados. É um processo de inovação, que impacta em uma mudança de comportamento estratégico”.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, complementa dizendo que o cuidado com pessoas, processos e tecnologia devem ser usados em favor do negócio cooperativo. Para ele, é preciso deixar de lado a ideia de falar que o social é prioritário no cooperativismo, quando, na verdade, o negócio é prioridade para gerar recursos para fomentar as ações de responsabilidade social das cooperativas.

“Fiquei muito feliz quando soube que poderíamos direcionar esta mentoria para pessoas estratégicas para a cooperativa, de forma a alinhar esses conhecimentos”, relata Odilon Trefíglio, presidente da Unimed Poços de Caldas, durante a mentoria para seus colaboradores. (Fonte: Sistema Ocemg)

Fonte: Sistema OCB

Fotos

image01