Notícias

Secretária de Agricultura de Minas Gerais destaca importância da assistência técnica e extensão rural para o Estado
24/01/2019

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, esteve nesta terça-feira (22/01) reunida com a diretoria, gerentes e coordenadores da Emater-MG, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O encontro abordou a atuação da empresa junto à agricultura familiar e das demandas dos produtores rurais mineiros.


Rastreabilidade de alimentos frescos no País será obrigatória a partir de fevereiro
23/01/2019

A partir de fevereiro de 2019, passa a ser obrigatória a rastreabilidade de frutas, raízes, tubérculos e hortaliças no Brasil, vendidos de forma in natura. O objetivo é identificar o caminho percorrido por esses produtos, desde a propriedade rural até sua chegada ao consumidor, fazendo o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos nesses alimentos.


Alerta vermelho para ataques de espécie de ácaro em cultivos de banana
23/01/2019

Presença do Raoiella Indica Hirst foi registrada pela primeira vez, em solo catarinense, por técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc). Localizada no município de Tubarão, a praga é uma grande ameaça à bananicultura do Estado.


Ocesc e Sescoop apoiam difusão tecnológica para o agronegócio
23/01/2019

No mês de janeiro se inicia em amplas regiões catarinenses a série anual de eventos de difusão e transmissão de tecnologias para o campo – os campos demonstrativos – com apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).


Aplicativo gratuito ajudará no controle e monitoramento de pragas na lavoura de algodão orgânico
22/01/2019

A Embrapa Algodão, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto C&A, desenvolveu um aplicativo denominado SobControle, apresentado em evento na sede da Embrapa Algodão em Campina Grande, Paraíba, no dia 21 de janeiro. O algodão orgânico, consorciado com outras culturas agrícolas, tem sido cultivado, principalmente, no semiárido brasileiro nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.


Ocesc aprova nomeação de Colatto para o Serviço Florestal Brasileiro
22/01/2019

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, elogiou a ministra da Agricultura Tereza Cristina pela escolha do deputado federal catarinense Valdir Colatto (MDB) para chefiar o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O órgão foi transferido do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura pelo presidente Jair Bolsonaro.


Intercooperação: Juntos somos mais fortes
22/01/2019

No cooperativismo, ninguém fica para trás. Por isso, em vez de apenas celebrar o fato de que sete em cada dez cooperativas brasileiras já firmarem parcerias de intercooperação para crescer de maneira mais rápida e sustentável, o Sistema OCB está pensando em estratégias para elevar esse número ainda mais nos próximos anos. Afinal, a intercooperação é um dos princípios centrais do nosso movimento e traz benefícios perceptíveis para quem a ele adere. 


Copérdia e BASF orientam sobre controle de doenças da soja
22/01/2019

A Copérdia em parceria com a BASF (fornecedora de produtos fitossanitários) realizou uma mesa redonda sobre estratégias de manejo fitossanitário para o controle das principais doenças da cultura da soja, entre elas: a ferrugem asiática, mofo branco e manchas foliares.


Boas expectativas para o mercado de algodão
22/01/2019

Impulsionada pela elevação da área semeada, a safra nacional 2018/19 de algodão em pluma deve atingir novamente recorde de produção. A estimativa foi feita pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.


Medidas do Governo impactam cooperativismo
22/01/2019

O então Governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, editou no final de 2018, vários decretos que alteram o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS-SC), afetando vários setores da economia catarinense. Algumas das alterações impactam diretamente nas atividades do cooperativismo.


Cooperativa é exemplo de como maximizar o microempreendedor
21/01/2019

A gestão solitária de artesãos, pequenos agricultores e demais microempresários pode ser transformada por meio da união com seus pares, nas cooperativas. A atividade reúne membros do mesmo setor que pretendem desempenhar o trabalho juntos, com o objetivo de obter maior resultado financeiro e dividi-lo em partes iguais.