Notícias

Banco Central abre 3ª Semana Nacional de Educação Financeira
17/05/2016 O Banco Central do Brasil, por meio do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), lançou hoje, em Brasília, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. O evento reuniu representantes de diversas entidades parceiras do Banco, dentre elas o Sistema OCB, representado pelo superintendente Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, e pela gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira. O Sescoop é um dos apoiadores do Semana ENEF.

Cooperativismo de crédito amplia sua carteira de clientes brasileiros
17/05/2016 O percentual da população brasileira a fazer parte de uma cooperativa de crédito aumentou, desde de 2012, 27%, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília. O evento contou com a participação do chefe-adjunto do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gustavo Martins.

RAMO CRÉDITO I: BC regulamentará dados que constarão de auditorias em cooperativas
17/05/2016 O Banco Central (BC) deve regulamentar, nas próximas semanas, quais informações devem fazer parte da auditoria que as cooperativas de crédito passarão a ser obrigadas a fazer. Da auditoria devem constar informações sobre a saúde financeira das cooperativas e sobre a gestão.

Leo Trombka é o novo coordenador nacional do Ceco
17/05/2016 O presidente do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred’s (Unicred do Brasil), Leo Trombka, assume a partir de hoje a função de coordenador dos trabalhos do Conselho Consultivo Nacional de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco). A assunção de Leo ao cargo ocorreu hoje de manhã durante reunião ordinária do Ceco, ocorrida na Casa do Cooperativismo, em Brasília.

Jornada de Educação Financeira
16/05/2016 Parte integrante da Semana Nacional de Educação Financeira, será dia 16 a 22 de maio, a Jornada de Educação Financeira, objetiva promover ações de educação financeira e fortalecimento da economia, ao abordar temas como as tendências da educação financeira no Brasil para os próximos anos, educação financeira infantil e experiências de cooperativas e escolas na difusão da educação financeira.

OCB apoiará projeto de cooperação com cooperativas de Moçambique
16/05/2016 O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, e o embaixador da República de Moçambique, Emanuel Tomás Lubisse, discutiram hoje a possibilidade de organizações cooperativistas dos dois países estreitarem ainda mais sua relação institucional. A reunião ocorreu na Casa do Cooperativismo em Brasília. A ideia é ampliar as ações de intercooperação internacional, por meio de um intercâmbio técnico entre produtores rurais.

Brasileiros apoiam o desenvolvimento do cooperativismo na África
16/05/2016 A expertise do cooperativismo brasileiro tem sido cada vez mais reconhecida ao redor do mundo. Na última semana, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Embrapa Hortaliças estiveram em Botsuana, na África, onde ministraram cursos sobre gestão e planejamento em cooperativas e, também, sobre pós-colheita em hortaliças, com base na experiência das cooperativas do Brasil.

Transporte cooperativo de cargas foi tema de seminário
16/05/2016 As Oportunidades e Desafios do Transporte Cooperativo de Cargas foram tema de seminário realizado no último sábado, 30.04, na sede da COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo, em São Sebastião do Passé (Região Metropolitana de Salvador). A situação atual do transporte de cargas no Brasil, o papel das cooperativas nesse mercado e o uso de plataformas tecnológicas como condição para a sobrevivência e competitividade de quem opera nesse segmento, foram os temas centrais do evento, que reuniu cerca de 60 pessoas de diversas cooperativas de transporte baianas e foi realizado pelas cooperativas COOMAP e Digitáxi, com apoio da Rede Transporte e do Sescoop Bahia.

GESTÃO: Cooperativas se apoderam do Manual de Boas Práticas de Governança
02/05/2016

Oficina Jogos Cooperativos estimula a cooperação
02/05/2016 Desenvolver estratégias de parceria e colaboração para que as pessoas permaneçam no jogo e, com isso, todos ganhem. Com este foco, o Sescoop/SC promoveu, nesta semana, em Torres, no Rio Grande do Sul, a Oficina de Jogos Cooperativos – etapa integrante da formação continuada do Programa Cooperjovem. O evento contou com a participação de 40 educadores de 12 escolas das seguintes cooperativas parceiras do programa, localizadas na região Sul: Cejama, Ceprag, Cergal, Cersul, Coopersulca, Sicoob Credivale, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária.

OCB e BC formam facilitadores para programa de educação financeira
28/04/2016 No mundo do consumo e com um mercado instável, se torna cada vez mais difícil controlar as finanças pessoais diante de um cenário econômico inseguro. E, pensando nessa questão o Sistema OCB, em parceria com o Banco Central do Brasil, realiza durante toda esta semana, em Fortaleza (CE), o curso para formar facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O público-alvo é formado por multiplicadores e pessoas que trabalham com desenvolvimento comportamental e financeiro.

PRC 100: Profissionais do Sistema Ocepar participam de Workshop sobre plano estratégico
28/04/2016 Colaboradores do Sistema Ocepar participaram nesta segunda-feira (25/04) de um workshop sobre o PRC 100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. O evento, que ocorreu no Hotel Confiance, em Curitiba, foi aberto pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que ressaltou a importância dos profissionais assimilarem com profundidade o PRC 100, compreensão fundamental ao processo de implantação das ações para que o sistema cooperativista do estado atinja os R$ 100 bilhões em faturamento. “O planejamento estratégico será o nosso norte, e hoje é o momento de todos os colaboradores esclareceram suas dúvidas. Temos que pensar na maneira em que vamos preparar os profissionais e também definir detalhes quanto ao monitoramento dos resultados da implantação do PRC 100”, disse.