Notícias

Norma altera procedimento de inspeção de suínos
19/12/2018

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou Instrução Normativa que redefine os processos de inspeção ante e post mortem de suínos, baseados na modernização da análise de risco e na atuação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). As mudanças foram elaboradas seguindo o projeto realizado entre a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), feito em parceria com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, “a medida abre espaço para que novas linhas de inspeção de frango e de bovinos sejam também modernizadas.


Santa Catarina se prepara para a retirada da vacinação contra febre aftosa em outros Estados
18/12/2018

Único Estado livre de febre aftosa sem vacinação, Santa Catarina se prepara para um grande desafio: a retirada da vacina no restante do País. O Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA) está em andamento e em novembro de 2019 o Paraná já irá suspender a vacinação no seu rebanho. Para discutir os riscos e oportunidades que o PNEFA traz para Santa Catarina, lideranças do agronegócio, técnicos e representantes dos produtores se reúnem no dia 18 de dezembro, em Florianópolis. O Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa acontece no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).


CNA recorre de decisão que mantém multas do tabelamento do frete
18/12/2018

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recorreu da decisão do Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que revogou a suspensão da aplicação de multas pelo eventual descumprimento da tabela de preços mínimos de frete do governo.


Cooperja é campeã em gestão financeira no prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2018”
18/12/2018

A Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja), é a campeã em Gestão Financeira na categoria Grande Cooperativa, pelo prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural 2018”, promovido pela Revista Dinheiro Rural. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, e o gerente Geral Carlos Roberto Wilk receberam a premiação na cerimônia realizada no restaurante A Figueira Rubaiyat, em São Paulo.


Assembleia Legislativa aprova projeto que altera a cobrança de ICMS a produtores de suínos
17/12/2018

Por unanimidade, os deputados estaduais de SC aprovaram o PL 295/2018, do Poder Executivo, que trata da remissão de créditos do ICMS aos suinocultores, decorrentes da saída interna de suíno vivo do produtor para a cooperativa à qual é associado.


Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2018 reconhece vencedores
17/12/2018

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini foi palco, da solenidade de entrega do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2018, realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no dia 14 de dezembro.


Sistema Oceb debate "Energias Renováveis para o Cooperativismo”
17/12/2018

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia-OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia- SESCOOP/BA e a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, realizou no dia 07 de dezembro o “I Workshop de Energias Renováveis para o Cooperativismo: os desafios e perspectivas na geração compartilhada”.


Santa Catarina responde por 56% de toda carne suína exportada pelo Brasil
17/12/2018

Grande produtor de carnes, Santa Catarina amplia sua presença internacional e já responde por mais da metade das exportações nacionais de carne suína. Em novembro, de toda carne suína exportada pelo Brasil, 56% tiveram origem no Estado. A preferência internacional pelo produto catarinense é explicada pela excelência sanitária dos rebanhos e pela atenção especial dada à sanidade agropecuária em Santa Catarina.


Câmara dos Deputados aprova urgência para votar projeto que permite fracionar propriedade rural em garantia de empréstimo
14/12/2018

Foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, no dia 12 de dezembro, requerimento de urgência para votação do projeto de lei 2053/2015. De autoria do deputado federal Roberto Balestra, a proposta trata da constituição de imóvel rural ou fração como patrimônio de afetação e institui a Cédula Imobiliária Rural (CIR). Após aprovação no Plenário da Casa, o projeto segue para sanção presidencial.
 


Jovens ganham espaço na gestão do agronegócio e contribuem para o progresso do campo
14/12/2018

A 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, iniciativa da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) e da Informa/FNP, constata que a idade média dos produtores rurais caiu 3,1% nos últimos quatro anos, baixando para 46,5 anos. Simultaneamente, aumenta a conectividade do campo, dois fatores que estão relacionados entre si.


Empresa rural sai da crise, aumenta a produtividade e cresce com o Encadeamento Produtivo
14/12/2018

 Situada em uma área de 23 hectares, na região de São José em Campos Novos, o Sítio Santa Lúcia tem como principal atividade a produção de leite e conta com um plantel constituído por 34 bovinos. O empreendimento rural que hoje se destaca pelos bons resultados nem sempre foi assim. Uma crise financeira, a baixa produção por animal, a falta de controle e a desmotivação quase colocou tudo a perder.