Notícias

Câmara aprova Padre Theodor Amstad como patrono do cooperativismo
05/04/2019

Em 1902, um padre suíço chamado Theodor Amstad criou um tipo novo de empresa no interior do Rio Grande do Sul: uma cooperativa de crédito – a primeira do Brasil. Na época, ele mal poderia imaginar que 117 anos depois, esse modelo de negócios, baseado na cooperação entre as pessoas, seria considerado uma das ferramentas mais eficazes de transformação socioeconômica em todas as partes do país.


Fertilizantes: relação de troca é uma das piores
05/04/2019

Um relatório produzido pelo Rabobank indicou que a relação de troca, na questão dos fertilizantes, é uma das piores das últimas safras para alguns agricultores. Isso porque, de acordo com o texto, os valores desses produtos não são favoráveis para a prática e o baixo poder de compra tem feito muitos produtores postergarem as aquisições.


Conab começa a receber os pedidos para doação de sementes da agricultura familiar
04/04/2019

Os órgãos interessados em receber sementes da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), já podem apresentar os planos de distribuição para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As demandas devem ser entregues nas superintendências regionais da Companhia até o dia 26 deste mês. Por meio do PAA, a Conab adquire sementes com o objetivo de estimular a produção de alimentos e ajuda outros segmentos com a doação das sementes para o cultivo.


Mercado estuda criação de seguro para pescados, leite e arroz
04/04/2019

O Ministério da Agricultura promoveu reunião em São Paulo, entre resseguradoras e companhias seguradoras com os setores de pesca e aquicultura, pecuária de leite e arroz.


Governo vai realizar leilão de estoque de milho
04/04/2019

O Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) decidiu, ad referendum, autorizar a venda por meio de leilão, de até 300 mil toneladas dos estoques públicos de milho.


O poder da politização no agronegócio
04/04/2019

Há mais ou menos um ano, tentamos fazer algo muito inusitado: descomplicar o mundo político para o setor agropecuário. Usando uma linguagem do dia a dia, mostramos a relevância dos assuntos debatidos em Brasília para o produtor que está lá na ponta – longe da Capital Federal. Nossa proposta é instigar o homem/ mulher do campo a serem representantes do agro na política brasileira. Por meio de conteúdos didáticos expomos a ele que uma parte da sua produção não é “decidida” por ele, mas sim por leis, normas, decretos que são feitos pelos políticos que estão em Brasília.  E, é exatamente aí que entramos no cerne do artigo: a necessidade do produtor, agricultor ou empresário rural se POLITIZAR! Aprender sobre a política e vir para o debate!


Encadeamento Produtivo do agronegócio discute inovação nas propriedades rurais
03/04/2019

Os desafios da inovação e a forma de atuação como solução para fomentar o desenvolvimento nas propriedades rurais foram assuntos em destaque na reunião da governança do Projeto “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, realizada nessa semana em Videira. O encontro contou com participação dos representantes da Cooperativa Central Aurora Alimentos, das cooperativas filiadas, do corpo técnico de analistas e educadores do Sebrae/SC, além de representantes da Organização das Cooperativas do Estado de SC (OCESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC). 


Parlamentares conhecem mais sobre o cooperativismo de saúde
03/04/2019

O cooperativismo brasileiro de saúde é o maior do mundo. As cooperativas médicas e odontológicas asseguram atendimento a mais de 30 milhões de pessoas, em mais de 85% do território brasileiro, onde mais de 350 mil postos de trabalho e emprego são gerados e mantidos.


Revogado decreto que encarecia energia no meio rural
03/04/2019

O Governo Federal atendeu reivindicação das entidades do agronegócio e anunciou nesta semana a revogação de um decreto publicado no ano passado que reduzia gradualmente os descontos sobre a tarifa básica de energia nas propriedades rurais.


Sistema cooperativista oferece curso de Libras para colaboradores
03/04/2019

Promover a inclusão é um dos ideais do cooperativismo. O Sistema Ailos, além de fomentar o Escola Inclusiva, projeto que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, também oferece curso de Libras aos seus colaboradores. A iniciativa, que começou em 2017, já qualificou mais de 80 profissionais que trabalham na Central Ailos e também nas Cooperativas filiadas ao Sistema. Para este ano, duas novas turmas já estão confirmadas, uma com início este mês e outra em maio, totalizando 60 inscritos. A iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação com funcionários e cooperados que possuem deficiência auditiva.


Assembleias do Sicoob Creditapiranga reúnem 1.100 associados
02/04/2019

O Sicoob Creditapiranga reuniu na última sexta-feira, cerca de 1.100 associados para assembleias gerais, ordinária e extraordinária. O evento ocorreu no Complexo Oktober em Itapiranga. Além do bom público, prestigiaram o ato diversas autoridades civis e do cooperativismo.