Notícias

Papa Francisco abençoa o cooperativismo e movimento de voluntariado criado em Minas Gerais
12/04/2019

Durante a conferência papal realizada nesta quarta-feira (10/04), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco abençoou o cooperativismo por meio do maior movimento de voluntariado do segmento no Brasil – o Dia de Cooperar (Dia C). O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, idealizador do programa, entregou pessoalmente ao Sumo Pontífice um material simbólico sobre a iniciativa, que já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas no país, mobilizando 700 mil voluntários.


Pesquisa inédita da CNA aponta demandas dos produtores rurais
12/04/2019

Uma pesquisa inédita da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) feita com produtores rurais de todo o país identificou as principais demandas e gargalos do segmento. O levantamento mostrou que 59,93% dos entrevistados disseram que o crédito rural é a demanda mais importante para o campo.


Casamento Cooperado realiza sonho de 66 casais em Chapecó
12/04/2019

Os irmãos Ritieli, Joelmir e Adelita Simionatto realizarão juntos o sonho do matrimônio. O que era para ser uma comemoração dupla, se tornou sêxtupla e em família. Os três casais participarão do Casamento Cooperado promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese no dia 13 de abril. A cerimônia faz parte do calendário festivo dos 50 anos da Cooperativa Central Aurora Alimentos.


CNA debate crédito rural e seguro no senado
12/04/2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (10), de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para debater sobre a importância do crédito rural e do seguro agrícola.


Governo do Estado de Santa Catarina apoia regularização de imóveis rurais
11/04/2019

Governo do Estado de Santa Catarina lança força tarefa para regularizar propriedades rurais. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em parceria com o Governo Federal, irá investir R$4,6 milhões na regularização fundiária de 10.480 imóveis rurais. Os primeiros processos devem ser concluídos já no primeiro semestre de 2019.


CNA defende manutenção da Lei Kandir em audiência pública
10/04/2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (9), de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para debater a importância da Lei Kandir para o agro brasileiro.


Curso capacita profissionais e estudantes para a produção de queijos
10/04/2019

Estudantes do curso Tecnólogo em Alimentos da Faculdade SENAI Chapecó e profissionais da área estão participando da 5ª edição do curso de extensão Mestre Queijeiro - Tecnologia de Produção de Queijos. A qualificação é uma iniciativa Globalfood e DSM para capacitar profissionais do mercado de laticínios, em parceria com a Faculdade SENAI. As boas práticas e as novas tecnologias na área de alimentos podem fazer o mercado crescer, o consumidor ganhar em qualidade e quantidade e os negócios se multiplicarem.


Projeto Encadeamento Produtivo do Agronegócio “De Olho na Qualidade” inicia duas turmas nesta semana
09/04/2019

O Programa “De Olho na Qualidade Rural” inicia duas novas turmas nesta semana em Santa Catarina. A solução é executada por meio do Projeto “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido em parceria com cooperativas e entidades.  O objetivo é organizar o ambiente de trabalho, eliminar desperdícios, além de preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas, proporcionando satisfação e melhor autoestima.


Senar/SC capacita gratuitamente cerca de 750 produtores rurais no Planalto Serrano
09/04/2019

Com o foco em realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio.


Senar/SC capacita mais de 5 mil profissionais do meio rural em abril
08/04/2019

Relações humanas no trabalho, conceitos de legislação trabalhista e previdenciária e causas e origens de acidentes são alguns dos assuntos abordados no curso de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. A capacitação é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), que atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em abril o treinamento será realizado em Mafra no período de 08 a 11.


CNA comemora prorrogação do convênio que reduz carga tributária sobre insumos agropecuários
08/04/2019

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), juntamente com as secretarias estaduais de Fazenda, atendeu ao pleito da CNA e das federações de agricultura e pecuária de todo o Brasil e aprovou, na sexta (5), a prorrogação, para 30 de abril de 2020, da redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre insumos agropecuários, como sementes, defensivos e fertilizantes, entre outros.


Alívio na agricultura: renovado Convênio 100
08/04/2019

Os secretários de Fazenda dos Estados, reunidos em Brasília, decidiram renovar o Convênio 100, benefício que reduz ou isenta a base de cálculo do ICMS nas operações de vendas de insumos e produtos agrícolas. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) trabalhou ao lado de outras entidades do agronegócio para a manutenção do convênio e comemorou a decisão.