Notícias

Tomate e melancia estão mais baratos nas principais Ceasas do país
28/01/2019

Produto de grande uso na culinária brasileira, o tomate é a bola da vez na baixa de preços na maioria dos mercados atacadistas, analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) neste início de ano.


Conab vai remover 13 mil toneladas de milho para atender as regiões Norte e Nordeste
28/01/2019

A primeira operação do ano para remoção de milho dos estoques do governo federal para atender pequenos criadores de animais será realizada no próximo mês (4/2), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). São 13,2 mil toneladas destinadas a estados das regiões Norte e Nordeste.


Governo de Santa Catarina entrega 169 equipamentos agrícolas até o fim de janeiro
28/01/2019

As estiagens não são raras em Santa Catarina e afetam, principalmente, o meio rural. Para minimizar os efeitos da falta de chuvas, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca fará a cessão de uso de 168 distribuidores de água para 153 municípios catarinenses.


Consumo mundial de café atinge 165 milhões de sacas no ano cafeeiro 2018-2019
28/01/2019

No ano cafeeiro 2018-2019, a produção de café arábica foi estimada em 104,01 milhões de sacas e a de café robusta em 63,5 milhões de sacas, números que apontam um volume total equivalente a 167,47 milhões de sacas. No que corresponde ao consumo mundial de café, estima-se um volume de 165,19 milhões de sacas consumidas, que representam aumento de 2,1% em relação ao período anterior, que foi de 161,71 milhões de sacas. O Brasil continua como líder mundial, cuja produção foi estimada em 58,5 milhões de sacas correspondentes a 35% do consumo mundial. 


OCB analisa prioridades para os 100 primeiros dias de governo
28/01/2019

O Governo Federal anunciou no dia 23 de janeiro, as 35 ações prioritárias para os 100 primeiros dias de mandato. “As ações foram elencadas como metas nacionais prioritárias pela equipe técnica do Governo com base em dois critérios: efetividade de entrega à sociedade nos 100 primeiros dias de administração e considerável impacto social”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na apresentação do documento.


Senar abre mais de 2 mil vagas para curso técnico gratuito em agronegócio
24/01/2019

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso técnico em agronegócio, na modalidade semipresencial, com a oferta de 2.410 vagas em 70 polos de apoio presencial distribuídos em 21 estados e no Distrito Federal.


Nova lei de compras públicas de SP garante a cooperativas os mesmos benefícios de pequenas empresas
24/01/2019

Sancionada pelo governador João Doria no dia 16 de janeiro, a Lei 16.928 concede tratamento diferenciado, favorecido e simplificado às microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações para compras e demais contratações do Estado. O projeto dessa lei foi elaborado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem) e apresentado por seu coordenador, deputado cooperativista Itamar Borges, com apoio de 23 parlamentares. As cooperativas foram incluídas na fase de relatoria pelo deputado Marcos Damasio, conquistando os mesmos benefícios das micro e pequenas empresas.


Com apoio de laticínio, produtores de leite procuram melhoramento genético
24/01/2019

Neste mês, a Central de Biotecnologia da ABS em Uberaba (MG) recebeu a visita de um grupo de mais de 40 produtores leiteiros do pontal do Triângulo Mineiro, que trabalham como fornecedores de leite para a Nestlé. Na sede da empresa, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre o projeto Mais Produtividade, que comercializa pacotes de prenhezes voltados para o melhoramento genético rápido dos rebanhos, e fechar contratos com a ABS. 


Santa Catarina continua habilitada a exportar carne de frango para Arábia Saudita
24/01/2019

Santa Catarina tem cinco plantas frigoríficas habilitadas a exportar carne de frango para Arábia Saudita. Esta semana, o serviço sanitário da Arábia Saudita divulgou a nova relação de estabelecimentos brasileiros autorizados a vender o produto para aquele país. Ao todo, são 25 empreendimentos do Brasil habilitados, cinco a menos do que em 2018.


Secretária de Agricultura de Minas Gerais destaca importância da assistência técnica e extensão rural para o Estado
24/01/2019

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, esteve nesta terça-feira (22/01) reunida com a diretoria, gerentes e coordenadores da Emater-MG, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O encontro abordou a atuação da empresa junto à agricultura familiar e das demandas dos produtores rurais mineiros.


Rastreabilidade de alimentos frescos no País será obrigatória a partir de fevereiro
23/01/2019

A partir de fevereiro de 2019, passa a ser obrigatória a rastreabilidade de frutas, raízes, tubérculos e hortaliças no Brasil, vendidos de forma in natura. O objetivo é identificar o caminho percorrido por esses produtos, desde a propriedade rural até sua chegada ao consumidor, fazendo o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos nesses alimentos.


Alerta vermelho para ataques de espécie de ácaro em cultivos de banana
23/01/2019

Presença do Raoiella Indica Hirst foi registrada pela primeira vez, em solo catarinense, por técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc). Localizada no município de Tubarão, a praga é uma grande ameaça à bananicultura do Estado.