Notícias

UNISOL RS TEM NOVA COORDENAÇÃO
24/05/2016 O encontro mobilizou empreendimentos de 5 regiões, de diversos setoriais, com forte participação feminina contrariando a maré regressiva das ‘ belas, recatadas e do lar’. Na Economia solidária o critério é da participação publica das mulheres que agora terão na UNISOL RS uma Diretoria específica.

Seminário de lançamento do livro Ordem Econômica Constitucional
23/05/2016

LÁCTEOS: Censo do Cooperativismo do Leite 2016
23/05/2016

Fórum reúne cooperativas agropecuárias de sete estados
23/05/2016 O Fórum Baiano das Cooperativas Agropecuárias, realizado nos dias 15, 16 e 17 em Petrolina/PE, reuniu 47 dirigentes de 22 cooperativas de sete estados do Nordeste. O evento teve como tema “Cooperativismo Agropecuário, Situação e Perspectivas Econômica Atuais”, e foi desenvolvido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.

Senado rejeita projeto que solicita autorização estatal para criação de cooperativas
19/05/2016 A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, rejeitou hoje, de acordo com posicionamento defendido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 107/2014, que visava reduzir o número mínimo de pessoas físicas necessárias à criação de cooperativas singulares, autorizar a criação das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Solidárias e das Cooperativas de Crédito Comunitárias Solidárias.

SICREDI UNIÃO: Cooperativa termina primeiro trimestre com metas superadas
19/05/2016 Com expressiva participação de cerca de 150 pessoas, a cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP fez a prestação de contas do primeiro trimestre de 2016 aos coordenadores de núcleos na noite da última segunda-feira (16/05), em Londrina. Participaram os coordenadores das seis agências de Londrina e ainda de Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jaguapitã, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Sabáudia e Sertanópolis. A reunião foi coordenada pelo presidente da cooperativa, Wellignton Ferreira.

STJ reconhece a não tributação do ato cooperativo
18/05/2016 ulgamento ocorreu hoje e ministros entenderam que não incide PIS e Cofins sobre os atos praticados entre cooperativas e seus cooperados.

Sistema OCB/TO mobiliza cooperativas para o Dia de Cooperar 2016
18/05/2016 Os analistas do Sistema OCB/TO continuam o trabalho de mobilização das cooperativas tocantinenses para que elas participem do Dia de Cooperar 2016 (Dia C). As visitas são realizadas pelos analistas de Desenvolvimento de Cooperativas Rogério Dias e Diogo Couto, e também pelo gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carlos Henrique.

Banco Central abre 3ª Semana Nacional de Educação Financeira
17/05/2016 O Banco Central do Brasil, por meio do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), lançou hoje, em Brasília, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. O evento reuniu representantes de diversas entidades parceiras do Banco, dentre elas o Sistema OCB, representado pelo superintendente Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, e pela gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira. O Sescoop é um dos apoiadores do Semana ENEF.

Cooperativismo de crédito amplia sua carteira de clientes brasileiros
17/05/2016 O percentual da população brasileira a fazer parte de uma cooperativa de crédito aumentou, desde de 2012, 27%, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília. O evento contou com a participação do chefe-adjunto do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gustavo Martins.

RAMO CRÉDITO I: BC regulamentará dados que constarão de auditorias em cooperativas
17/05/2016 O Banco Central (BC) deve regulamentar, nas próximas semanas, quais informações devem fazer parte da auditoria que as cooperativas de crédito passarão a ser obrigadas a fazer. Da auditoria devem constar informações sobre a saúde financeira das cooperativas e sobre a gestão.

Leo Trombka é o novo coordenador nacional do Ceco
17/05/2016 O presidente do Conselho de Administração da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred’s (Unicred do Brasil), Leo Trombka, assume a partir de hoje a função de coordenador dos trabalhos do Conselho Consultivo Nacional de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco). A assunção de Leo ao cargo ocorreu hoje de manhã durante reunião ordinária do Ceco, ocorrida na Casa do Cooperativismo, em Brasília.