Notícias

Cooperativas do Sicoob Uni apoiam projeto de incentivo à educação em Rio Verde
06/02/2019

O projeto Rotary Club de Rio Verde Incentivando a Educação foi lançado no dia 23 de janeiro em Rio Verde (GO). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo incentivar a dedicação aos estudos dos alunos da rede municipal de ensino rio-verdense, sendo apoiada pelas cooperativas Sicoob Credi-Rural, Sicoob Empresarial e Sicoob Unisaúde Goiás.


Qualidade do leite é foco em Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC
06/02/2019

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seminário e oficina técnica sobre a qualidade do leite no município de Meleiro, região Sul do Estado.


Receita do setor agropecuário cresce 3,1% em 2018
05/02/2019

O Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário, que mede o faturamento da atividade “dentro da porteira”, fechou 2018 em R$ 600,3 bilhões, crescimento de 3,1% em relação a 2017, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Cooperativismo é tema de pesquisas científicas
05/02/2019

Já estão em andamento as pesquisas científicas financiadas pela parceria CNPq/Sescoop. No ano passado, as instituições estruturaram um edital no valor de R$ 2,7 milhões. No total, das 374 inscrições de pesquisadores, 41 foram selecionadas para trabalhar questões que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no movimento cooperativista.


Validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf volta para dois anos
05/02/2019

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, assinou no último dia 30, uma portaria que altera o prazo de validade da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que passa de um para dois anos. Essa medida estava entre as metas anunciadas para os primeiros 100 dias do Governo Federal, e foi um dos itens da pauta apresentada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, à ministra e ao secretário executivo do ministério, Marcos Montes, em reunião realizada no dia 09 de janeiro.


Programa de Integridade é pauta de reunião com gestores do Sistema OCB
05/02/2019

A transparência é um dos pilares do cooperativismo, modelo de negócios pautado em princípios como adesão voluntária, gestão democrática e autonomia. Por isso, o Sistema OCB realizou, em Brasília, um debate sobre a estruturação de um programa de integridade empresarial. A iniciativa interna, que contou com a participação dos gestores das três casas que compõem o Sistema (OCB, Sescoop e CNCoop), teve como facilitador o ex-ministro do Planejamento, Valdir Simão.


Mapa define locais para receber ou exportar produtos de origem animal
04/02/2019

Todos os produtos de origem animal que forem exportados ou importados pelo Brasil, terão que ser despachados por apenas 21 pontos do País, conforme determina a Portaria 183 do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Estes locais (aeroportos, portos e outros) respondem por 95% das operações envolvendo tais produtos. A medida passou a valer em janeiro deste ano.


Solução de impasse entre produtores rurais catarinenses e IBAMA avança em Brasília
04/02/2019

Delegação de lideranças catarinenses esteve em Brasília nesta semana para denunciar excessos praticados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), contra produtores rurais da Serra Catarinense.


OCESC alerta sobre impacto de medidas fiscais na agricultura
04/02/2019

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), alertou o Governo estadual que a alteração do Regulamento do ICMS – nos termos dos decretos baixados pelo então governador Eduardo Pinho Moreira, no fim de dezembro passado – aumentará a carga tributária dos produtores rurais catarinenses e afetará sua capacidade de competição no mercado nacional.


Propriedade rural muda foco produtivo com assistência técnica e gerencial do Senar/SC
04/02/2019

Por muito tempo a principal fonte de renda da família Borga foi a suinocultura, mas há dois anos essa realidade mudou com a chegada do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de leite, na propriedade rural, localizada no município de Salto Veloso, no meio oeste catarinenses. O programa, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Sindicato Rural de Água Doce, proporcionou além da mudança para o gado leiteiro como principal foco da família, significativos avanços em produção e produtividade. 


Conab publica edital para credenciamento de armazéns
04/02/2019

Os interessados em armazenar estoques públicos e trabalhar com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já podem solicitar o credenciamento. Está disponível na página da Companhia na internet o edital para realizar a habilitação das unidades a fim de prestar serviço de armazenagem para guarda e conservação de produtos da propriedade da União, da Conab ou ainda vinculados a programas governamentais.


Clínicas Tecnológicas no Itaipu Rural show contribuem para aprimorar qualidade e produtividade
04/02/2019

Com o intuito de levar informações relacionadas à produção de mel, vinho, erva mate e leite, o Sebrae/SC programou diversas Clínicas Tecnológicas que foram apresentadas na 21ª edição do Itaipu Rural Show. O evento ocorreu no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.